Veja como desenvolver estratégias para aumentar as vendas no seu e-commerce
Já sabemos que a pandemia acelerou o crescimento do e-commerce no mundo inteiro: devido às recomendações de isolamento social, pessoas que precisavam ficar em casa para se resguardar acabaram consumindo pela internet.
No Brasil, este cenário não foi diferente: segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento nas vendas foi de 68% na comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo, que passou de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% (fonte: Portal G1).
E essa mudança de comportamento do consumidor, de ter a opção de comprar online, vai perdurar muito para além da pandemia. Neste contexto de mudança de comportamento, o que um e-commerce precisa fazer para aumentar as suas vendas?
Para entender mais sobre este tema, neste artigo vamos trazer 5 passos para escalar seu e-commerce e vender muito mais.
Passo 1: Tenha um checkout otimizado
No contexto do e-commerce, o checkout é a página de concretização/finalização da compra em que seu consumidor final preenche os dados para a efetivação do pagamento.
No geral, esses dados preenchidos são:
- Formulário de cadastro (caso ele não tenha feito cadastro anterior);
- Endereço de entrega;
- Cálculo do frete;
- Dados de pagamento.
Um dos maiores objetivos de um e-commerce é que o consumidor concretize sua compra. Por isso, o momento do checkout precisa levar em consideração a boa experiência do usuário, para que a taxa de abandono de carrinho seja reduzida.
E como otimizar o checkout do e-commerce? Invista em:
- Página responsiva;
- Velocidade de carregamento;
- Checkout simplificado;
- Consulta do frete previamente;
- Diversificação das formas de pagamento.
Passo 2: Diferencie-se no pós-venda
Muitos e-commerces preocupam-se somente na aquisição de novos clientes, mas esquecem que muitas vezes um cliente fidelizado traz diversos benefícios para as vendas. O Sebrae explica que as pesquisas demonstram que clientes fiéis têm 23% a mais de chances de consumir mais produtos ou itens mais caros, gerando um ticket médio maior que o comumente gasto.
Por isso, é fundamental dar atenção ao pós-venda do seu e-commerce, pois é uma forma de fidelizar o cliente. Dentro do e-commerce, softwares de gestão com SAC na operação é uma das formas de conquistar esse atendimento diferenciado no pós-venda.
Passo 3: Use o frete de maneira estratégica
De acordo com o Portal E-commerce de Sucesso, o sucesso de um e-commerce depende de um conjunto de estratégias e esforços. Por exemplo, investir apenas em preços competitivos, bom layout e boa apresentação das informações não são mais suficientes.
Neste contexto, o frete entra, tornando-se um decisor na compra, já que também forma parte da experiência de compra do cliente em seu e-commerce. Vários estudos mostram que os custos de frete são uma das principais razões de abandono de carrinhos de compra.
Passo 4: Otimização do e-commerce para mecanismos de busca
Muitas pessoas encontram produtos e lojas virtuais por meio da procura em buscadores. Ou seja, por meio destes mecanismos de busca é possível encontrar a página mais adequada ao que foi informado pelo usuário.
Por isso, é importante utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou, simplesmente, otimização de sites. As técnicas de SEO envolvem inúmeras ações com o objetivo de otimizar o ranqueamento em sites de busca.
Dentre os benefícios de se utilizar técnicas de SEO, têm-se:
- Geração de tráfego: à medida que seu e-commerce começa a aparecer nas páginas iniciais dos motores de busca, aumenta a probabilidade de crescimento de acessos.
- Impacto positivo na reputação: quando se aparece bem posicionado, no geral, é um sinal de que a empresa tem bom conceito. Com isso, as pessoas tendem a confiar mais em adquirir um produto ou serviço de empresas que aparecem nas posições iniciais dos buscadores. Desta forma, esta questão de ranqueamento influência na percepção de autoridade da marca por parte do consumidor.
- Aumento das vendas: aumentando o fluxo de visitas, caso o e-commerce tenha sido planejado dentro de uma estratégia de Marketing e de Vendas, assim como otimizado com ações de SEO, maior a chance de conversão em vendas reais.
Em relação às diferentes formas de se utilizar o SEO, tem-se como principais:
- Utilização correta das palavras-chave (key words);
- Ter um site com design rápido e responsivo (com layout que se adapta aos mais diferentes aparelhos, como smartphone, tablets, notebook, dentre outros);
- Possuir URLs amigáveis (contendo as palavras-chave);
- E ter uma estratégia de link building (conjunto de ações estruturadas com o intuito de aumentar o número de links externos apontando para o site da empresa ou algum conteúdo específico do blog).
Passo 5: Faça uma gestão eficiente do seu e-commerce
Ter um ERP e BackOffice integrados que centralizam o gerenciamento de informações, deixando o e-commerce muito mais eficiente, é fundamental para o aumento de vendas.
Desta forma, a melhor solução tecnológica para um e-commerce é aquela que dá visão geral de gestão, atendimento, estoque e transporte e potencializa os resultados do negócio.
Com o BSeller você consegue ter total controle do estoque de forma simples, controlando os mais variados tipos de itens, incluindo produtos com informações de lote/validade e Imei. Em um único sistema totalmente integrado aos demais módulos do seu negócio – logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS) – é possível ter uma gestão de estoque vinculada aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento por XML).
O BSeller foi desenvolvido há mais 20 anos pela americanas s.a., sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. O BSeller integra um sistema de BackOffice e ERP eficiente e fácil de usar.
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