Como fazer um inventário de estoque para o seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023
  • 10 min. de leitura

Entenda o que é inventário de estoque e a importância para o e-commerce. Conheça os principais tipos, como fazer o inventário e os benefícios do procedimento.

Se você tem um e-commerce, sabe como é importante ter um controle preciso do estoque para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Uma das melhores práticas para estar sempre atento aos itens disponíveis ou em falta na sua loja virtual é com a realização do inventário de estoque de forma regular.

Você sabe o que é inventário de estoque e como realizá-lo de forma eficiente? Basicamente, esse processo lista todos os produtos disponíveis no estoque da sua empresa, lhe dando a visão necessária para reduzir custos e evitar desperdícios com os seus itens.

Vamos te mostrar como fazer o inventário de estoque do seu e-commerce, as vantagens de fazê-lo e como um sistema pode ajudá-lo a tornar esse processo ainda mais eficiente.

O que é inventário de estoque? 

Antes de começarmos a falar sobre como realizar, é importante entendermos o que é inventário de estoque e qual a sua importância para o gerenciamento dos itens armazenados pela sua empresa.

Inventário de estoque é um processo que consiste em contar, conferir e registrar todos os itens de um estoque em determinado momento. Esse procedimento é importante para garantir que o registro dos bens e materiais da empresa esteja atualizado e condizente com a realidade, mantendo as obrigações fiscais sempre em dia, além de facilitar decisões estratégicas com base na disponibilidade de produtos.

Agora que você entendeu o que é inventário de estoque, vejamos tipos mais comuns:

O inventário periódico é realizado em intervalos pré-determinados, como mensal, trimestral ou anual. Deve ser realizado em um momento planejado com antecedência, geralmente em um dia em que não há movimentação de produtos, como nos finais de semana. É importante lembrar que durante a checagem do estoque, nenhum produto pode entrar ou sair, apenas após o procedimento é que a movimentação dos itens pode ser retomada.​​​​​​

Essa modalidade é utilizada por pequenas e médias empresas, já que por não acontecer sempre, acaba tornando o processo mais fácil de ser realizado. Outro fator é que esse modelo é preferencialmente utilizado por empresas que não possuem grande volume de vendas, pois geralmente possuem produtos de alto valor, ou seja, pode não haver tanta diferença se o estoque for contabilizado mês a mês.

Já o inventário contínuo é realizado de forma constante, com a atualização do registro de estoque em tempo real, conforme as operações de entrada e saída de produtos vão acontecendo.

O modelo contínuo é indicado para empresas com grande volume de pedidos diários, possibilitando um controle maior de quais itens ainda estão em estoque, permitindo analisar melhor a performance dos produtos.

Vantagens do inventário de estoque

Independentemente de como fazer o inventário de estoque, é importante realizá-lo com frequência para manter o controle sobre os itens armazenados e evitar surpresas desagradáveis, como a falta de produtos para venda ou mercadorias paradas no estoque sem necessidade.

Além disso, o inventário de estoque traz outras vantagens, como:

Redução de custos

O inventário de estoque permite identificar produtos com baixo giro ou próximos do prazo de validade, possibilitando ações para reduzir custos com o armazenamento ou o descarte de itens vencidos.

Outra forma de reduzir os custos é com um planejamento de compras mais preciso. Sabendo quais os produtos em estoque, é possível evitar adquirir itens que não possuem saída ou que estão encalhados. Esse procedimento também ajuda a otimizar o espaço para o armazenamento dos produtos.

Rotinas e processos mais otimizados

Um estoque bem-organizado e com informações exatas sobre os itens, quantidades e localizações pode trazer benefícios significativos para a armazenagem dos produtos. As informações obtidas durante o inventário possibilitam organizar o estoque de maneira mais inteligente, a partir da criação de rotas eficientes e mais práticas, alocação dos produtos com mais saída em uma localização com acesso mais rápido e fácil, entre outros.

Identificação de produtos mais vendidos

O inventário também pode ajudar a identificar quais produtos devem ser comprados em maior ou menor quantidade. Isso permite que a empresa ajuste sua estratégia de vendas, equilibrando o quanto deve ser investido em cada item, concentrando-se nos produtos com maior saída e encontrando maneiras de vender os que estão parados no estoque há bastante tempo.

Melhoria na satisfação do cliente

Com um inventário preciso, o e-commerce pode garantir que terá sempre os produtos que os clientes desejam em estoque, assim como aqueles que foram vendidos. Comprar algo e depois receber a notícia que o produto foi vendido sem ter disponibilidade pode destruir a experiência do consumidor e ainda gerar prejuízos para a loja virtual.

Como fazer o inventário de estoque 

Antes de começar, é importante fazer uma preparação para o inventário. Isso inclui definir o momento em qual momento a contagem será realizada e os profissionais que estarão envolvidos no processo. Dessa forma é possível evitar contratempos ou que algo fora do planejado possa interromper o processo.

O próximo passo é organizar o estoque, garantindo que todos os produtos estejam separados e identificados corretamente, além de providenciar as ferramentas necessárias para a contagem, como planilhas, etiquetas e leitores de código de barras.

Defina como a checagem de cada item será feita, crie uma rota e planeje como os itens já contados devem ser sinalizados. Após isso, realize alguns testes para que todos possam treinar a execução. Quando tudo estiver pronto, basta seguir com o procedimento.

Nessa modalidade, podemos dividir o processo em três etapas.

1 – Contagem dos produtos

Todos os produtos devem ser contados e registrados na planilha de inventário. Para garantir a precisão da contagem, é importante que todos os itens estejam separados e identificados corretamente.

2 – Conferência dos registros de estoque

Após a contagem, é necessário comparar os registros de estoque com a contagem realizada, verificando se existem discrepâncias entre os números.

3 – Ajuste dos registros de estoque

Caso existam discrepâncias entre a contagem e os registros de estoque, é necessário fazer os ajustes necessários para que os registros estejam atualizados e condizentes com a realidade.

Inventário contínuo

Nessa modalidade, o processo é mais simples, já que a atualização do registro de estoque é feita em tempo real. Sendo assim, basta utilizar um sistema de gestão que permita a atualização do estoque assim que os pedidos são inseridos no sistema, quando novos produtos são importados ou durante a separação e expedição dos pedidos.

Veja como fazer o inventário de estoque de maneira mais fácil

Independentemente do tipo de inventário escolhido, seguir algumas dicas ajuda a garantir a precisão das informações coletadas sobre o estoque do e-commerce. Veja:

  • Contar os produtos em momentos de menor movimento, evitando distrações;
  • Identificar os produtos com etiquetas;
  • Ter uma equipe focada para realizar a contagem e conferência do estoque;
  • Utilizar um sistema de gestão, como o BSeller, para atualizar o estoque em tempo real sempre que surgir uma movimentação de pedidos.

Como otimizar o inventário de estoque com a ajuda de um sistema de gestão 

Para otimizar o processo de inventário de estoque e torná-lo ainda mais eficiente, é possível utilizar um sistema que automatize e simplifique as tarefas envolvidas. Com o BSeller, seu e-commerce pode ter essa gestão automatizada em poucos passos, gerando mais economia de tempo em todos os processos da empresa.

Algumas das principais características são:

Atualização em tempo real: com um sistema de gestão integrado, é possível fazer a atualização em tempo real dos registros de estoque, mantendo a disponibilidade atualizada também nos canais de venda.

Identificação facilitada: com o BSeller é possível identificar os produtos com códigos de barras, além de permitir o uso de coletores Wi-Fi, facilitando a contagem e reduzindo a possibilidade de erros de identificação.

Relatórios e análises: ter uma visão geral do estoque e analisar detalhadamente o que for preciso com relatórios personalizados é possível graças a integração do BSeller com todas as áreas da empresa, através dos módulos de ERP, WMS, TMS e SAC.

Utilizar um sistema, como o BSeller, pode tornar o processo de inventário de estoque mais eficiente e preciso, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Essa otimização disponibiliza mais tempo para sua equipe se dedicar a atividades mais estratégicas para o sucesso do negócio.

Faça como as grandes marcas e conte com o BSeller no seu e-commerce 

Fazer inventário de estoque é uma tarefa importante, mas muitas vezes difícil para as empresas. A principal razão para isso é que o estoque é dinâmico e as mudanças acontecem rapidamente, dificultando a contagem exata dos itens disponíveis. Além disso, a falta de organização e a má gestão podem tornar a tarefa ainda mais desafiadora.

Para lidar com essas dificuldades, além de estabelecer uma rotina periódica para realizar o inventário de estoque, é importante contar com um sistema de gestão que ajude a automatizar a execução dessa tarefa.

O BSeller está há mais de 20 anos no mercado, acompanhando a evolução do e-commerce ao passar do tempo e agregando as melhores soluções para a gestão do negócio.

Além de toda a experiência, o backoffice completo e composto por quatro módulos é o sistema responsável pela operação de grandes lojas virtuais, como Americanas, O Boticário e Petlove.

O sistema é composto por diferentes módulos que se integram para oferecer a melhor solução. O ERP facilita a gestão do negócio, o TMS gerencia o transporte, o WMS ajuda a realizar a gestão mais eficiente do armazém, proporcionando mais inteligência e automatizando processos da gestão de estoque, como o registro de movimentações, mantendo o inventário sempre atualizado. Já o módulo de SAC possibilita um atendimento mais eficiente.

Com o BSeller, o inventário é feito automaticamente a partir da entrada e saída de produtos, com a contagem sendo atualizada em tempo real para que as decisões do negócio se baseiem em informações verídicas.

Caso deseje realizar o inventário periódico também é possível, o software ainda permite utilizar coletores Wi-Fi para facilitar a checagem do estoque.

O que acha de testar as funcionalidades do BSeller no seu e-commerce e obter diversas vantagens? Acesse nosso site e fale com um especialista para entender melhor como podemos otimizar os processos da sua empresa e torná-la mais eficiente.

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