Como cadastrar produtos com variações e controlar estoque de maneira inteligente e automatizada

  • por BSeller
  • 3 de maio de 2023
  • 11 min. de leitura

Cadastrar produtos com variações pode ser um desafio para os lojistas. Um produto pode ter diversos tamanhos e cores, e para que os estoques sejam sempre precisos é necessário manter as informações corretas. 

Para ajudar os comerciantes que vendem peças automotivas, a Taíse Fagnani, da líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços Bosch, e o Miguel Martins, Head de Tecnologia e Negócios do BSeller, apresentaram um webinar com o objetivo de auxiliar na digitalização desse mercado, sendo que esta pode ser uma grande virada de chave para as empresas.  

Aqui você pode conferir diversas informações que foram compartilhadas sobre controle de estoques e cadastro de produtos com variações no nicho automotivo, mas o ideal é que você aprofunde seus conhecimentos assistindo ao webinar completo. 

Esperamos que este conteúdo possa ajudar você e a sua empresa a crescer e se profissionalizar. Boa leitura! 

Por que é importante organizar o catálogo de produtos? 

Antes de entrarmos de fato no tema do webinar, precisamos entender por que é necessário ter um catálogo de produtos organizado. 

Manter o cadastro de produtos com informações corretas facilita a busca por informações. Quando um usuário do sistema pesquisa por um produto, ele precisa saber quais variações existem e em qual local ele se encontra no estoque, agilizando seu trabalho. 

O estoque correto também leva a um melhor desempenho das tarefas, pois os responsáveis podem ter certeza de que estão comprando produtos que realmente estão em falta, e ainda as vendas são assertivas, evitando a comercialização de itens que não tem estoque para envio.  

Com essas informações, agora você vai conhecer mais sobre o catálogo de produtos automotivos para poder aplicar em sua operação e ter sucesso.  

Catálogo de produtos e o setor automotivos 

No segmento automotivo, a quantidade de variações é gigante. Taíse trouxe um caso específico na Bosch: uma vela que pode ser usada em apenas 10 tipos de veículos. Já um cabo pode ser usado em 8 desses veículos. Por isso, é essencial ter um estoque organizado para que não haja problemas. 

O BSeller acompanha as necessidades dos lojistas desde os primeiros passos do e-commerce. Conforme novas demandas surgem, novas funcionalidades são desenvolvidas a fim de atender a todos os usuários. 

Miguel conta que em 1999, ano em que o e-commerce surgiu no Brasil, o cadastro de produtos para vender na internet era simples, visto que a maior parte dos produtos eram livros, CDs e DVDs, ou seja, produtos sem variações. A realidade mudou com o passar dos anos e cada nova categoria trouxe consigo uma complexidade a mais. Móveis, por exemplo, podem não ter grande variedade de cores e tamanhos, mas exigem maior espaço de armazenagem e dificultam o envio devido ao volume. 

Para auxiliar o segmento automotivo e suas diversas variações, o BSeller criou uma estrutura de chave e valor que permite ao usuário criar atributos nos produtos, e este define como usará esses atributos em sua operação. O melhor é que outros nichos também conseguem utilizar essa estrutura, promovendo flexibilidade. 

Com o BSeller, o lojista consegue atribuir determinados atributos para cada categoria, ou grupo de produtos, e ainda definir seu comportamento ao ser integrado a uma plataforma de venda, facilitando o trabalho do lojista em seu dia a dia e a busca de produtos pelos clientes nas lojas virtuais. Miguel afirma que “quanto mais informações o produto tiver, maiores são as chances de compra e menores as de devolução de produtos”.

Os kits abrem novas possibilidades de venda 

Uma das perguntas da Taíse durante o webinar foi a possibilidade de vender kits de produtos, o que é muito comum no setor automotivo.  

Miguel explicou que o BSeller permite a criação de kits de produtos para facilitar vendas e também ajudar no controle dos estoques. Por exemplo: se a loja tem 10 pastilhas dianteiras e 8 pastilhas traseiras no estoque, só podem ser vendidos até 8 kits desses produtos.  

No catálogo de produtos de uma loja virtual, o lojista pode vender as três opções, que são a dianteira, a traseira ou o kit, oferecendo mais possibilidades aos clientes. Quando uma das pastilhas tiver seu estoque zerado, automaticamente a venda do kit é encerrada por não haver itens suficientes. 

Isso vale para itens complementares, como amortecedor e mola. Da mesma forma que as pastilhas, esses itens podem ser vendidos separadamente ou em kit abrindo novas possibilidades de venda.

Cadastrando os produtos de forma eficiente 

O cadastro de produtos de uma loja precisa ser bem estruturado para que seja eficiente. Isso quer dizer que o nome do produto precisa estar correto, assim como seu código de barras, SKU, preço, tamanho, cor e demais informações.  

Com as informações de cada produto registradas no sistema, mesmo quando o funcionário responsável não comparece ao trabalho, outra pessoa consegue realizar a busca e encontrar o produto com facilidade.  

Nesse contexto de cadastro de produtos, surge o WMS. WMS quer dizer Warehouse Management System, traduzindo, é um sistema de gerenciamento de armazém, o qual é responsável pelo armazenamento de produtos. O WMS do BSeller cuida do centro de distribuição das empresas, e pode ser utilizado de forma eficiente no setor automotivo.  

Mas o que o WMS tem a ver com o cadastro de produtos? Miguel explica que o WMS indica em qual local exato a peça automotiva se encontra, oferecendo agilidade na hora de encontrá-la no estoque. Já imaginou precisar separar um pedido e não encontrar os itens por falta de organização? Outra vantagem do WMS é indicar ao lojista como ele pode organizar seu estoque conforme o giro de cada mercadoria, colocando em locais estratégicos os que mais circulam.  

Outra vantagem dessa ferramenta é que ela também organiza o reabastecimento de prateleiras, indicando o momento em que é necessário repor peças que foram vendidas. Nesse caso, basta o responsável buscar no estoque e abastecer. O inventário de estoque também é feito pelo WMS de forma automática, então não é necessário contar item a item para saber as quantidades disponíveis.  

Contudo, para que ele funcione em sua totalidade, ao registrar cada produto é ideal cadastrar todas as informações, como dimensão, peso, categoria, família e demais atributos. Essas informações apoiam o WMS na tomada de decisões, por exemplo, indicando o local ideal para armazenar cada item. Quanto maior for o cuidado na hora de cadastrar cada produto, melhor será a performance do WMS. 

Anunciando produtos automotivos em diversos marketplaces 

Taíse comentou que quem vende no e-commerce através de marketplaces sabe que cada um tem suas regras e exige determinadas informações. Dessa forma, como o lojista consegue se adaptar para conseguir vender? 

Miguel explica que podemos analisar os marketplaces de uma forma simples e que geralmente funciona. Marketplaces que comercializam uma gama maior de produtos (marketplaces de departamento) são mais generalistas quanto às regras. Já os marketplaces de nicho possuem regras mais específicas relacionadas ao setor.  

Para facilitar a vida do lojista na hora de anunciar seus produtos automotivos, o BSeller permite o preenchimento de informações gerais dos produtos e, caso algum marketplace exija algo a mais, a própria ferramenta informa. Assim, ele pode preencher ou alterar o que for necessário e reenviar o produto, garantindo a sua publicação correta do marketplace. 

Outra ferramenta do BSeller que pode ser utilizada na hora de cadastrar produtos nos marketplaces é o SAC. Ele pode se tornar uma fonte de informação para que complemente seus anúncios. Por exemplo: quando a mesma pergunta é feita diversas vezes, significa que está faltando essa informação no cadastro do produto.  

O SAC é a voz do cliente, então aproveite essa ferramenta para complementar seu anúncio com o objetivo de evitar dúvidas de clientes, vender mais e até melhorar experiências de compra. 

E para quem vende online e na loja física 

Uma das perguntas da Taíse ao Miguel foi relacionada ao Omnichannel. A venda em diversos canais é uma estratégia que está se tornando comum entre os lojistas automotivos. O objetivo é alcançar mais consumidores, mas sempre mantendo uma experiência consistente ao cliente em todos os canais de vendas, sejam eles digitais ou físicos. 

O contexto da pandemia impulsionou esse movimento, visto que muitas pessoas deixaram de frequentar lojas físicas e optaram por comprar online, recebendo o produto em casa ou apenas retirando no estabelecimento. Essa passou a ser uma grande oportunidade para que os lojistas aumentassem seus canais e suas vendas. 

E como fica o controle do lojista nesse cenário de múltiplos canais? O BSeller é um software especialista em e-commerce, porém consegue atender quem tem loja física e virtual, otimizando sua operação ao utilizar as ferramentas adequadas.  

Para lojistas que já utilizam um determinado sistema em sua loja física, é possível conectar este ao BSeller e com isso aproveitar as funcionalidades para gerenciar a loja virtual. Nessa integração, cada lojista consegue escolher o destino das vendas, como organizar estoques e muito mais. Tudo de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Um exemplo de situação específica: quando uma pessoa compra pastilhas na loja online e retira na loja física, a separação e entrega dos produtos ao comprador é feita pelos atendentes, mas a conexão entre loja física e e-commerce é realizada pelo BSeller, mantendo quantidades em estoque atualizadas e evitando venda online de produtos sem estoque. 

Como as necessidades do setor automotivo são solucionadas pelo BSeller? 

Durante a realização do webinar, foram diversas as situações citadas pela Taíse em que o BSeller pode atender empresas do setor automotivo. Os participantes também enviaram diversas perguntas específicas do nicho, então vale a pena conferir o webinar completo para poder aproveitar ao máximo as informações. 

Aqui temos um resumo de algumas funcionalidades importantes e que podem ser aplicadas para o setor automotivo e outros nichos. Basta adaptar conforme as necessidades. 

  • Indicar variações específicas de cada produto, como o aro de um pneu; 
  • Preencher atributos de cada produto para que ele seja facilmente encontrado, seja na loja física ou no e-commerce; 
  • Cadastrar kits para aumentar as possibilidades de venda e conseguir manter as quantidades de estoque atualizadas;  

O BSeller é um software capaz de agilizar e organizar uma loja de peças automotivas e tornar a rotina da operação mais fluida. O tempo para sua implementação varia, mas de acordo com Miguel, em 45 dias o sistema pode estar funcionando em sua total capacidade. Tudo depende das necessidades de cada empresa, das personalizações solicitadas e empenho de cada lojista na hora de colocar em prática.

Conheça mais o BSeller 

O BSeller possui uma vasta experiência na criação de soluções para clientes de segmentos específicos. Com uma combinação perfeita de backoffice e ERP para o uso de forma eficiente, o sistema oferece diversos serviços. 

Dentre as principais tecnologias exclusivas estão: 

  • Módulos integrados de gestão (ERP), em que o lojista consegue gerenciar vendas de diversos canais, emitir notas, controlar estoque e financeiro, e muito mais; 
  • Ferramentas de logística (WMS), para organizar o estoque e gerenciar os produtos de forma eficiente; 
  • Serviço de atendimento ao cliente (SAC): automatize a comunicação com os clientes e agilize trocas, cancelamentos e demais situações de um e-commerce; 
  • Ferramentas de transporte (TMS): envie os pedidos do e-commerce para seus clientes de forma eficaz. 

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o BSeller e como ele pode alavancar seu negócio, fale com um especialista de nosso time. Assim, podemos encontrar a solução ideal para sua empresa crescer. 

Agradecemos a todos que assistiram ao webinar e convidamos os que não assistiram a aproveitar esse conteúdo, que está rico de informações para o setor automotivo e que pode ser aproveitado em outros setores. Outro convite especial é para verificar os conteúdos da LDV – Linha de Digitalização do Varejo, plataforma de learning e fomento da digitalização do mercado de autopeças da Bosch. 

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