6 motivos para ter um sistema de WMS no seu e-commerce

  • por BSeller
  • 16 de fevereiro de 2023
  • 10 min. de leitura

Entenda o que é um sistema WMS e como utilizar a ferramenta para realizar uma gestão eficiente do armazém ou centro de distribuição do seu e-commerce. Veja as vantagens, aprenda a escolher o melhor e entenda a diferença do WMS para outros sistemas de gestão.

A logística é um dos setores mais importantes para a operação de qualquer e-commerce. Otimizar os processos logísticos com um sistema WMS pode garantir sucesso nas atividades relacionadas à entrega dos produtos, armazenagem, distribuição e toda a cadeia de eventos e processos do setor, padronizando e deixando essas rotinas automatizadas.

Para ter eficiência na operação de entrega dos pedidos, é preciso atentar-se a mais que o prazo de entrega: todas as etapas anteriores a isso também influenciam o resultado, sendo assim, se algo falhar nos processos que antecedem a entrega, essa também terá mudanças.

Manter uma boa logística é essencial para garantir a satisfação do cliente, que receberá seus pedidos no tempo combinado, de forma segura e eficaz. Além disso, esse processo também leva mais eficiência ao seu e-commerce.

Processos logísticos otimizados ajudam a reduzir os riscos de reembolsos, devoluções e até perdas de itens, seja por um mau direcionamento ou avarias durante o transporte. Tudo isso pode ser resumido em economia de tempo e dinheiro.

Para conseguir toda essa eficiência operacional é necessário contar com ferramentas que ajudem a atingir esse objetivo. Como citado anteriormente, um sistema WMS é o ideal para controlar todo o seu estoque e apoiar a demanda logística do dia a dia do seu e-commerce.

O que é um sistema WMS 

Um sistema WMS é uma ferramenta voltada para a gestão de armazéns, controle de estoques e otimização das operações de logística de uma empresa. Através dele é possível automatizar diversos processos e rotinas, melhorando a eficiência desse setor.

A sigla WMS significa Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System). A ferramenta abrange procedimentos como o recebimento de mercadorias, armazenagem, realização de inventário, separação de pedidos, além da embalagem e expedição desses itens.

O sistema WMS permite visualizar de forma geral e completa todo o armazém, mostrando cada detalhe sobre a estrutura, como a localização de mercadorias, fluxo de entrada e saída, quantidade em estoque e capacidade operacional.

Outro ponto relevante é que o sistema WMS fornece os dados seguindo um percurso lógico para que o gerenciamento do armazém seja feito de forma eficiente, aproveitando todo o espaço disponível.

A otimização de tempo também é levada a sério: por ter os dados completos de todos os produtos armazenados, o sistema WMS consegue encontrar o melhor caminho para efetuar as rotinas do setor, como a ordem dos produtos que devem ser coletados durante o processo de embalagem.

Como funciona um sistema WMS 

O uso de um sistema WMS otimiza todo o processo de logística da empresa, sendo assim, quando um novo pedido é feito no seu e-commerce o sistema já inicia o planejamento de qual será a melhor forma de dar vazão a esse pedido.

O sistema também indica quais os locais vagos no armazenamento, realiza a conferência de produtos e pedidos por meio de códigos de barras ou QR Code, por exemplo. Além disso, o WMS também funciona com o sistema picking e packing e com coletores WiFi.

Por ser um software totalmente integrado, todas essas etapas ajudam a criar relatórios e atualizar inventários de forma automatizada.

Alguns outros recursos envolvem:

  • Registro de entrada e saída de mercadorias, permitindo acompanhar o estoque em tempo real;
  • Rastreamento de lotes e números de série, de forma a garantir a qualidade dos produtos e fácil rastreabilidade em caso de problemas;
  • Gerenciamento de endereços de armazenamento, facilitando a organização de mercadorias de forma controlada e eficiente;
  • Integração com ERP, TMS e SAC para uma operação conectada e mais eficiente.

A importância de um sistema WMS no e-commerce 

Um sistema WMS leva mais praticidade e eficiência para a operação do e-commerce, garantindo mais precisão nos processos e uma grande redução de erros durante as etapas de recebimento, armazenagem, controle de estoque, separação, faturamento e expedição.

O grande ganho de um sistema WMS é com a performance. Com várias rotinas automatizadas, evitando uma série de atividades manuais, é possível concentrar esforços em tarefas que exigem uma visão estratégica, além de manter tudo organizado de forma padrão, evitando mais problemas futuros.

6 vantagens de um sistema WMS em lojas virtuais 

Como já vimos, contar com um sistema WMS no seu e-commerce pode ajudar, e muito, para que toda a operação funcione corretamente e com mais eficácia. Além do acompanhamento e gerenciamento de mercadorias, existem diversos outros benefícios que essa ferramenta pode proporcionar para o dia a dia de uma loja virtual.

Vejamos alguns deles a seguir.

1. Otimização de processos 

Com um sistema WMS é possível acompanhar e rastrear as mercadorias de maneira precisa, em tempo real, o que ajuda a evitar erros de inventário, perda de itens e estar atento à capacidade do armazém.

Todos esses recursos permitem otimizar o fluxo de trabalho e os processos internos, trazendo, consequentemente, mais eficiência e produtividade à equipe.

2. Redução de custos 

Identificar e corrigir problemas fica mais fácil com um sistema WMS. Com a redução de erros, processos padronizados, monitoramento constante e em tempo real das mercadorias, o sistema consegue determinar as melhores formas de estocar os itens e rotas que economizam tempo, por exemplo.

Caso os itens vendidos tenham validade, o sistema também consegue planejar formas para que os produtos enviados priorizem a data de vencimento mais próxima. Essas informações resultam numa redução de custos significativa.

3. Controle de estoque e inventário 

Utilizar um sistema WMS possibilita um gerenciamento mais eficaz dos produtos. As informações sobre entrada e saída de mercadorias são registradas de forma automática, deixando o sistema sempre atualizado com esses dados. Por ser um software integrado, demais setores da empresa também podem ter acesso a essas informações.

Com esse controle, é também possível planejar melhor a utilização do espaço de armazenamento, comparando as informações sobre o local de estocagem e as dimensões dos itens, de forma a utilizar todos os espaços úteis do armazém de forma mais inteligente.

O controle dos produtos armazenados é feito de forma automática e totalmente digital, podendo ser utilizados códigos de barras, QR Code ou até etiquetas RFID para realizar esse monitoramento.

4. Integração com outros sistemas 

O sistema WMS pode ser integrado a outras ferramentas, como ERP e TMS, facilitando a gestão de todos os setores do armazém. Com o BSeller, por exemplo, todos esses módulos ficam integrados e as informações conectadas, facilitando toda a gestão e disponibilizando informações úteis para as diferentes áreas da empresa.

5. Análise de dados

Relatórios e dashboards personalizados sobre a operação do armazém permitem realizar uma análise mais estratégica para guiar a tomada de decisões. Com um sistema WMS também é possível gerar relatórios automáticos sobre as etapas realizadas diariamente, como quantos produtos foram enviados, quantos ainda precisam ser despachados naquele dia, a quantidade utilizada de armazenamento, entre outros.

Esses relatórios, além de permitirem um melhor direcionamento para a tomada de decisões, também possibilitam identificar onde estão as falhas da operação e traçar planos para melhorar esses pontos.

6. Vantagem competitiva para o e-commerce

Utilizar sistemas robustos e eficientes traz uma grande vantagem para diversas empresas. Um sistema WMS ajuda a aumentar a competitividade logística de um e-commerce, seja com mais eficiência na entrega ou prazos mais curtos.

Ter uma boa logística pode colocar um e-commerce na frente dos concorrentes. Os consumidores estão cada vez mais preferindo compras on-line quando o prazo de entrega é pequeno; vale lembrar que alguns e-commerces já conseguem entregar no mesmo dia.

Como escolher um sistema WMS 

Para escolher um sistema WMS, o primeiro passo é analisar quais as necessidades do seu e-commece. Essa é uma decisão muito importante, já que afeta todo um setor da sua empresa.

Avalie as necessidades do seu armazém e busque um sistema que tenha o que você precisa. Ferramentas para gerenciar o recebimento, armazenagem, controle de estoque, separação, faturamento e expedição estão disponíveis no BSeller.

Um outro ponto importante é o quanto o sistema é escalável, isso significa dizer que o software irá crescer junto com o seu e-commerce. É vital contratar a ferramenta já pensando na expansão do seu negócio e não deixar para verificar essa questão apenas quando for preciso.

Verificar a facilidade de uso, a interface para o usuário e o quão objetivo é o sistema também é muito importante. Afinal, estamos falando de um software para ganho de produtividade e eficiência; caso ele não entregue isso, já deve ser desconsiderado.

Além desses fatores, o suporte é outro item que deve ser levado em consideração. Caso sua empresa precise de ajuda, o software precisa ter um atendimento disponível para prestar esclarecimentos e auxiliar com o que for preciso e relacionado ao sistema WMS.

O BSeller conta com todos esses pontos, desde diversas funcionalidades, integração nativa com outros sistemas, suporte disponível e ágil, além de ser uma plataforma escalável e que acompanha todas as evoluções do mercado.

Diferença de WMS, TMS e ERP 

Agora que você já conhece como funciona e quais as vantagens de um sistema WMS para o seu e-commerce, pode surgir a dúvida se essa ferramenta é a melhor opção e qual a diferença dele com outros softwares, como o TMS e ERP.

Como vimos, um sistema WMS realiza o gerenciamento do armazém ou centro de distribuição do e-commerce, possibilitando uma visão geral do que acontece ali e permitindo levar mais eficiência para as rotinas e processos, utilizando o espaço da melhor forma.

Um sistema TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) ajuda a otimizar as operações de transporte, permitindo o acompanhamento e planejamento de rotas, carregamentos, frotas, além do rastreio de entregas em tempo real.

Já o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema que permite o gerenciamento do negócio como um todo, contribuindo com uma visão geral e um amplo controle da empresa. Com ele, é possível gerenciar vendas, estoque, financeiro, compras, demandas fiscais, entre outros.

Quando esses sistemas são integrados, é possível ter uma visão mais completa sobre o e-commerce e toda a operação da empresa. O BSeller possui todos esses módulos integrados, possibilitando economia, mais produtividade e aumento na satisfação dos clientes.

Utilize o WMS do BSeller no seu e-commerce 

O sistema WMS do BSeller é totalmente integrado com os módulos de ERP (gestão), TMS (transporte) e SAC (atendimento). Por todos serem conectados, as informações trafegam entre as áreas da empresa em tempo real, facilitando a gestão dos processos, elevando a produtividade e gerando, consequentemente, mais satisfação para o cliente.

Com uma operação focada 100% em nuvem, sua empresa também pode eliminar os custos com TI e consegue implantar as soluções do BSeller em um tempo recorde no mercado.

Conheça o BSeller e conte com um backoffice completo para o seu e-commerce, o mesmo sistema utilizado para suportar a operação de grandes lojas virtuais brasileiras. Acesse nosso site, conheça a solução e veja como podemos ajudar a levar mais praticidade e eficiência para o seu negócio.

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