Como preparar a logística do e-commerce para as vendas do início de ano

  • por BSeller
  • 13 de janeiro de 2023
  • 6 min. de leitura

O grande boom das vendas de final de ano já passou, mas a entrega dos produtos ainda está acontecendo em muitos casos. Somado ao início de um novo ano, com saldão, volta às aulas e promoções como o Dia do Consumidor e Carnaval, a demanda de pedidos fica mais intensa, podendo ocorrer gargalos e atrasos na operação, por isso é importante preparar a estrutura da logística do e-commerce para comportar esse pico de vendas.

Períodos com grandes volumes de vendas exigem uma dedicação especial de toda a empresa. A operação do e-commerce é afetada por conta da alta de pedidos: o faturamento fica mais congestionado, a separação é impactada, a expedição tende a ficar mais cheia e, no final, toda a logística é influenciada.

Sabendo de todos esses pontos, é importante antecipar-se e organizar os processos internos para evitar reclamações e prejuízos, assim como para não proporcionar uma experiência negativa ao cliente. Listamos algumas dicas que podem ajudar a preparar a logística do e-commerce para períodos com grandes volumes de vendas.

Tenha uma visão completa da sua operação 

As vendas aumentam e você logo quer contratar mais colaboradores para melhorar o fluxo dos processos. Esse é um ponto importante, mas é necessário dar um passo para trás e analisar o que ocorre em períodos normais de vendas, ou seja, aqueles que fogem das grandes datas comerciais.

Por exemplo: caso já haja algumas falhas na logística do e-commerce, é importante superá-las antes de adequar outras áreas apenas por causa do aumento das vendas. O ajuste desses gargalos faz com que o problema seja realmente resolvido, e não apenas transferido de um setor para outro.

Fique atento ao prazo de entrega 

Mesmo em grandes datas comerciais, o que os clientes mais esperam é que os produtos sejam entregues dentro da data combinada. A maioria das compras é feita confiando nesse prazo, os clientes escolhem o período mais conveniente para eles, geralmente o mais curto. Alguns compradores até optam por prazos de entrega maiores, no entanto, esse longo período deve vir acompanhado com um custo de frete mais barato.

É preciso verificar o tempo de processamento normal dos pedidos e adicionar uma margem de acordo com a previsão das novas vendas. Também é importante identificar a capacidade do seu e-commerce em entregar dentro da data combinada e não colocar um prazo curto apenas para tentar conseguir vender mais. Caso isso ocorra e pedidos atrasem, as reclamações vão chegar e podem vir com o cancelamento dos pedidos.

Adeque o tamanho da equipe durante períodos de pico 

Com um bom número de vendas, um passo necessário para não atrapalhar a operação é a alocação de mais funcionários na equipe de logística do e-commerce. Esse aumento precisa ser preparado com antecedência, para que haja tempo hábil de treinar a nova equipe para atender aos processos da empresa.

Antes de adicionar mais mão de obra, no entanto, é preciso analisar quais áreas requerem mais ajuda: não adianta aumentar o número de colaboradores da equipe de separação e deixar a expedição com o mesmo quantitativo, por exemplo. Essa ação criaria um gargalo e continuaria atrapalhando a operação, gerando atrasos indesejáveis.

Planeje seu estoque com eficiência 

Já que as vendas aumentam, é necessário planejar bem o estoque do e-commerce para que não faltem os produtos mais procurados. Você pode até pensar em realizar pedidos para seu fornecedor a medida que as compras forem acontecendo no seu e-commerce, porém, é importante lembrar que outras lojas também podem estar vendendo o mesmo produto.

Caso deseje seguir por esse caminho, combine desde já uma quantidade com seu fornecedor e assegure-se que poderá ser entregue ao seu estoque em tempo hábil para a entrega ao cliente final.

O mais comum dos casos é ter os itens à pronta-entrega: isso reduz os fatores externos que podem atrapalhar a logística do e-commerce, gerando atrasos e reclamações por parte de seus clientes. Além disso, uma compra antecipada pode facilitar a negociação, te fazendo pagar mais barato pelo produto em grandes quantidades.

É válido salientar que antes de abastecer o estoque é preciso estudar as tendências de saídas dos produtos. Não adianta ter várias unidades do produto Y se os seus clientes não estiverem em busca dele; o item acabará ficando parado no estoque e congelando parte do seu capital em peças sem procura.

Tenha um sistema que suporte a alta demanda 

Sua loja preparou a equipe, o estoque e as ofertas para garantir que as vendas neste período possam ocorrer tranquilamente e de forma ordenada. Mas, e o seu sistema de gestão? Será que ele está preparado para essa demanda?

Muitos e-commerce deixam para pensar no software utilizado para gerenciar a operação apenas quando acontece algum problema, mas essa deveria ser uma das principais preocupações. Com um sistema eficiente e completo, é possível garantir que todas as áreas da empresa possam funcionar em sincronia, de forma dimensionada, seguindo o fluxo padrão de seus processos.

Contar com um bom aliado tecnológico pode resolver diversos problemas. O BSeller é um software de gestão que integra quatro diferentes módulos, oferecendo uma administração completa das rotinas de um e-commerce. Especificamente para a logística do e-commerce, nossa solução de WMS facilita toda a operação da loja virtual.

Você sabe o que é um software WMS? Esse é um Sistema de Gerenciamento e Armazenagem, ou seja, uma aplicação que automatiza diversos processos na gestão de logística de uma empresa. Com a nossa solução é possível realizar o recebimento, armazenagem, inventário, separação, embalagem e a expedição dos pedidos: todos os processos de um e-commerce em um mesmo sistema.

Além do WMS, o BSeller conta com os módulos de ERP para a gestão do e-commerce em sua totalidade, o TMS para a gestão de transportes e o SAC para realizar os atendimentos aos clientes; tudo isso de forma integrada em um sistema que conversa com todas as áreas da empresa.

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