Como um dos principais momentos de movimentação das lojas virtuais, a Black Friday merece uma preparação dedicada
Você sabe por que a Black Friday se tornou a segunda data mais esperada pelos lojistas? O evento surgiu nos Estados Unidos e a data marca o início da temporada de vendas para as festas de final de ano. Portanto, é um evento muito esperado por clientes, ansiosos por preços muito baixos, que não encontram em outras promoções.
Por consequência, esse é também o dia em que as lojas, tanto físicas quanto virtuais, podem encontrar grandes desafios, desde a quebra de estoque, até dificuldades com a logística das entregas. Tendo tudo isso em vista, fica evidente que para um evento desse porte é preciso estar muito bem preparado.
Por isso, neste artigo vamos explicar como é possível se organizar para aproveitar ao máximo esse momento de impulsionamento das vendas no final do ano. A seguir, entenda quais os desafios da Black Friday no Brasil e dicas de como se preparar para o evento.
Black Friday no Brasil
No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em novembro de 2010. Desde então, o evento vem ganhando força, embora ainda encontre grandes dificuldades em conquistar a confiança dos compradores. Como seguimos a mesma data dos Estados Unidos, o evento é sempre na última sexta-feira de novembro.
Apesar de ter gerado R$ 4 bilhões em vendas no Brasil em 2021, ainda há muita falta de preparo dos lojistas para receber a data. Muitas propagandas enganosas, problemas de atendimento e até mesmo erros de logística afetam a confiança dos consumidores.
Esses são alguns dos motivos pelos quais a Black Friday não alcança no Brasil a mesma força que tem nos Estados Unidos, onde se iniciou a prática.
Ainda assim, é uma grande chance para as empresas mostrarem sua seriedade e conquistarem novos clientes. De forma alguma é uma data que possa ser desprezada! Então, que tal aprender a se preparar melhor?
Dicas para preparar seu e-commerce
Apesar de algumas experiências negativas de alguns clientes com suas compras na Black Friday, muitos e-commerces levam a data muito a sério e proporcionam ótimas promoções. O que diferencia essas realidades, sem dúvida, é a capacidade de organização de cada empresa.
Para que sua loja se destaque na Black Friday, é necessário primeiro ter um bom planejamento. Somente diminuir os valores dos produtos é muito pouco para ganhar a concorrência e fidelizar seus consumidores.
Tendo isso em vista, preparamos alguns passos para deixar seu e-commerce pronto para aproveitar a Black Friday. Vamos lá!
Comece a se preparar o quanto antes
Para quem vende no mercado eletrônico, a Black Friday inicia bem antes da data oficial do evento. Dar conta de toda a organização para receber os pedidos no dia tão esperado é um grande desafio.
Por isso, começar a se organizar com bastante antecedência é fundamental para alavancar as vendas na Black Friday. Isso significa que, quanto mais cedo você começar, mais preparada estará sua loja.
Para iniciar seu planejamento, faça uma lista dos ajustes necessários para o evento. Assim, você consegue saber o que é preciso realizar com antecedência e também consegue elaborar um plano de ação para os próximos meses. Aqui vão alguns assuntos que você precisa ter em mente:
- Configurações de condições de pagamento;
- Alteração de imagens e layout;
- Redefinição de preços;
- Configurações de logística;
- Estabelecimento da tabela de fretes;
- Alinhamento com parceiros;
- Agilidade do seu software ERP para o processamento dos pedidos.
Confira se sua loja está segura
Em períodos de muito acesso à loja, é necessário o triplo de atenção com a segurança. Afinal, o risco de ataques é muito maior nessa época. Por isso, é importante criar um ambiente seguro, tanto para os seus clientes quanto para proteger o seu negócio.
Garantir um site seguro ajuda no posicionamento da sua loja no Google. Isso acontece porque um site seguro significa que os usuários podem acessar e comprar com tranquilidade.
Seja honesto e comunicativo com seu cliente
Nesse período, é muito comum ouvirmos histórias de propagandas enganosas. Muitas pessoas relatam falsas promoções, complicações na entrega e diversas outras experiências ruins com compra online no período. De fato, não há nada mais frustrante na Black Friday do que as falsas promessas.
Para que isso não aconteça, é importante analisar quais descontos e promoções você pode realmente oferecer. Sabendo isso, capriche na mensagem para que sua oferta soe chamativa. Para que funcione, o cliente precisa ter a sensação de ganho, sem a impressão de que pode estar sendo enganado.
Fique atento ao estoque
Na Black Friday, é comum que muitas empresas vendam produtos indisponíveis. Esse é um erro que não pode acontecer. É primordial que sua empresa venda somente os produtos que tem capacidade de entregar.
Para isso, a organização do estoque com antecedência é muito importante. Faça uma análise dos produtos disponíveis, levante quais itens estão em fora de linha e quais podem entrar em liquidação.
Em lojas virtuais, principalmente, esse controle de estoque é imprescindível e precisa estar sincronizado conforme novos pedidos forem chegando. Para isso, a dica é ter um software que te ajude nesse processo. Lembre-se de que é mais seguro trabalhar com sobra de estoque, do que com uma quantidade contada. Se sobrar itens, você pode aproveitar o intervalo entre a Black Friday e o Natal para a queima de estoque.
Não descuide do pós-venda
Para garantir uma boa experiência para o cliente, também é preciso acompanhar o processo até o fim. Não deixe de se certificar que o produto foi recebido corretamente. Para isso, é importante ter um pós-venda eficiente, potencializando as chances de fidelização e recompra.
Dessa maneira, você mostra ao cliente seu interesse na experiência dele e consegue se antecipar a problemas que poderiam ser divulgados em forma de reclamação em canais digitais.
Um bom sistema integrado é fundamental
Para garantir estes e outros pontos importantes para sua melhor performance na Black Friday sua empresa precisa contar com um sistema robusto que consiga integrar as diversas etapas do processo de vendas, gestão de estoque, logística e entrega. É aí que entra o BSeller.
Por fim, vale lembrar que organização, planejamento e cuidado com o cliente não são características que se conquista da noite para o dia. Por isso, mesmo se achar que está longe a Black Friday, o tempo de começar a se preparar é o quanto antes. Pronto para começar?
O BSeller foi desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. O BSeller integra um sistema de BackOffice e ERP eficiente e fácil de usar.
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