
Entenda o que é um sistema de gerenciamento de entrega e veja sua importância para o e-commerce
Quando se fala de e-commerce, o tempo é um importante diferencial. Quando o cliente conclui uma compra online, ele quer que seja entregue o mais breve possível, não é mesmo?! E o e-commerce que tem essa agilidade, aliando com a entrega de um produto que atenda ou supere as expectativas do consumidor, certamente irá fidelizar o cliente.
De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), a logística é um dos principais entraves para o setor de e-commerce, que busca reduzir o tempo de entrega para o consumidor.
Além disso, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas de forma mais rápida. Assim, para um considerável grupo de consumidores, a agilidade na entrega de produtos é fator determinante para que eles considerem que tiveram uma boa experiência de compra, ou busque outra empresa para realizar suas compras
Neste contexto, o uso da tecnologia é fundamental para o sucesso do e-commerce. Por isso, para entender mais sobre este tema, neste artigo vamos explicar o que é um módulo de gerenciamento de entrega e sua importância para um e-commerce.
O que é um sistema de gerenciamento de entrega para e-commerce?
O módulo de gestão de entrega é uma tecnologia que possibilita gerenciar os pedidos do e-commerce por meio da integração de diversas informações.
Por exemplo, há certos processos estratégicos que são necessários para um gerenciamento de entrega eficiente e que ajudarão a simplificar os envios, garantindo que os pedidos sejam entregues pontualmente. Vamos conhecer alguns deles?
- Automatização
Quanto mais seu e-commerce estiver automatizado, melhor será a integração entre as mais diversas áreas, o que irá gerar uma experiência de compra positiva para o seu cliente.
- Atualizações em tempo real
As atualizações em tempo real são fundamentais para o e-commerce, que tem um cliente cada vez mais exigente. Além disso, essa atualização em tempo real, e de maneira automatizada, evita que o SAC da empresa fique sobrecarregado com a pergunta mais comum no comércio eletrônico: “Onde está meu pedido?”.
- Integração
Quando o tema é gerenciamento de entrega, um outro ponto fundamental é a integração entre os diferentes módulos, tais como Gestão, Logística e Atendimento. Se não houver essa integração e sinergia, os processos não serão fluidos e, certamente, trarão impactos negativos para a experiência de compra dos clientes, tais como: atrasos, mercadorias com defeitos, entregas erradas, aumento do tempo de espera do pedido, dentre outras. E o pior deles, é a insatisfação do consumidor.
E o que é Transportation Management System (TMS)?
O Sistema de Administração de Transporte (TMS) é a ferramenta responsável por esse gerenciamento da entrega e pelo controle e gestão desse processo.
Na prática, o TMS encaminha de maneira integrada a distribuição do produto com programação automática do status de entrega para o consumidor com agendamento e rastreamento de entregas.
Além disso, as suas principais funções são:
- cálculo de fretes;
- agendamento de entregas;
- rastreamento de produtos;
- organização para entregas;
- emissão eletrônica de relatório de controle para uma tomada de decisão mais assertiva.
Além disso, o TMS possui a flexibilidade de se integrar a um ERP, trazendo maior eficiência em todo controle de todo o fluxo logístico da empresa.
E por que esta integração com um ERP é fundamental? A integração do ERP com o TMS facilita, por exemplo, o intercâmbio de informações financeiras, contábeis e fiscais, além de agilizar a emissão de documentos, como NFS-e. Tudo isso com um grau de acuracidade muito alto.
Otimizando o gerenciamento de entrega no seu e-commerce
Como vimos anteriormente, a melhor forma para um e-commerce conseguir otimizar grande parte destes processos é por meio de uma ferramenta de gestão integrada. Ou seja, a tecnologia como aliada estratégica para o negócio e, obviamente, impactando positivamente nas suas vendas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos módulos do BSeller?
ERP: Gestão
O ERP (Enterprise Resource Planning) é responsável pelo gerenciamento das vendas realizadas em todos os canais digitais por meio da integração com os principais hubs de marketplace e plataformas de mercado, permitindo a gestão centralizada do estoque de SKUs, kits, itens customizados, produtos produzidos sob demanda e garantia estendida.
Por exemplo, com múltiplos Centros de Distribuição (CDs) e diversos tipos de entrega, o ERP BSeller tem um controle de reserva de estoque, vinculado aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento), que permitem uma visão financeira da empresa muito mais holística e estratégica. Deixando de lado processos manuais
WMS: Logística
O WMS (Warehouse Management System) do BSeller tem processos otimizados para estoque físico de operações de e-commerce, desde o recebimento até a expedição, operando com coletores wi-fi que trazem mobilidade e velocidade para a operação do e-commerce.
Além disso, é possível conferir a acurácia do estoque com inventários, tanto globais ou parciais. Toda essa rapidez e assertividade, certamente, trará mais produtividade para o processo.
O BSeller foi desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros. O BSeller integra um sistema de BackOffice e ERP eficiente e fácil de usar.
Gostou de saber mais sobre o que é um sistema de gerenciamento de entrega? Conte com toda a tecnologia BSeller.
Para saber mais, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!