Gestão de e-commerce: 10 estratégias para sua loja virtual

  • por BSeller
  • 31 de agosto de 2022
  • 6 min. de leitura

Entenda o que é gestão de e-commerce e como definir estratégias para sua loja virtual

Ter uma loja virtual pode parecer simples. Mas, mesmo com todas as vantagens de um negócio online, gerenciar um e-commerce exige muito esforço. 

Com o crescimento desse modelo de mercado, a gestão de e-commerce tem ganhado cada vez mais camadas. Isso significa que, cada vez mais, um bom preparo é essencial para que um e-commerce dê bons frutos. 

Por isso, vamos entender nesse artigo o que é e como fazer uma excelente gestão para o seu e-commerce, incluindo 10 estratégias para você sair na frente da concorrência com a sua loja virtual.

O que é gestão de e-commerce?

A gestão de e-commerce é, em resumo, a organização de uma loja virtual. Assim como nas lojas físicas, um empreendimento virtual precisa de uma gestão bem organizada para funcionar e trazer resultados.

Isso significa que, para gerenciar uma loja virtual, não basta apenas cadastrar produtos em uma plataforma de e-commerce. É necessário também cuidar da:

– Logística: responsável pelo processo recebimento e de entrega do seu produto;

– Finanças: controle e análise de recursos monetários do seu negócio; 

– Marketing: divulgação da sua loja e captação de clientes;

– Estoque: distribuição de produtos; 

– Tecnologia: Organização estrutural da sua loja virtual. 

Como realizar uma boa gestão de e-commerce?

Sabemos que a gestão de e-commerce não é um trabalho simples. Gerenciar uma loja virtual demanda tempo e requer atenção a diversos fatores importantes para o sucesso do empreendimento. 

Desde a logística até a parte financeira, é necessário investimento de tempo e conhecimento. 

Pensando nisso, separamos 10 estratégias para que seu e-commerce funcione de maneira eficiente e lucrativa. 

1. Reforce a comunicação entre setores

Como já falamos, a gestão de e-commerce envolve diversas funções. Para que sua loja virtual cresça cada vez mais, é necessário que todas as áreas estejam alinhadas. 

Sendo assim, facilitar e promover a comunicação entre os setores é fundamental para que a empresa trabalhe sempre em conjunto. 

2. Encontre uma boa plataforma de e-commerce

Escolher uma plataforma robusta de e-commerce pode facilitar muito a gestão da sua loja virtual. Mas, para isso, é preciso estar atento ao que cada plataforma oferece. 

Para escolher um bom serviço, é necessário analisar, por exemplo: 

– A quantidade de produtos possíveis de cadastrar;

– Se há integração simples com meios de pagamento e ferramentas de gestão operacional;

– A possibilidade de temas customizáveis.

3. Não descuide do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o acompanhamento de todas as entradas e saídas da sua empresa. Com o fluxo de caixa, é possível também otimizar os gastos, além acompanhar os rendimentos e contas. 

Por isso, é muito importante realizar esse acompanhamento com bastante atenção. Manter a organização nesse setor pode fazer a diferença entre aproveitar bem os fluxos de capital da empresa ou perder a mão em momentos que poderiam ser evitados.

4. Selecione bem os meios de pagamento

O fluxo de caixa também depende muito das formas de pagamento que seu e-commerce disponibiliza. Afinal, é assim que o dinheiro entra na sua empresa. 

Por esse motivo, analise as melhores formas de pagamento para o seu cliente. Além disso, observe se as taxas de transação e prazos de liberação de créditos são interessantes para a sua empresa. 

5. Invista em logística

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a maior reclamação dos clientes virtuais é em relação ao atraso e problemas na entrega. Isso mostra que, para seu e-commerce se destacar, é preciso ter uma entrega eficiente. 

Conseguir entregar de forma rápida e segura é responsabilidade da gestão através da logística. Por isso, investir nessa área é imprescindível para seu e-commerce funcionar de maneira satisfatória. 

6. Mantenha a organização do estoque

Para combater a insatisfação dos clientes com os processos de entrega, também é necessário dar muita atenção ao controle de estoque. 

Não tenha medo de criar promoções para queima de estoque, mas tome cuidado para não vender produtos que não estão de fato disponíveis. 

7. Investir em marketing é fundamental

A gestão de marketing é responsável pela divulgação da sua loja e produtos. Isso significa que, quanto mais investimento em marketing, mais clientes sua loja pode captar e mais produtos ela vai vender. 

Por isso, não hesite em investir em campanhas e anúncios. Além disso, desenvolver estratégias orgânicas para adquirir mais visibilidade nos sites de busca pode ser uma ótima ideia.

8. Cuide do relacionamento com o cliente

É comum que muitas empresas invistam tempo e recursos para captação de novos clientes, mas esqueçam do pós-venda. Acompanhar o cliente, mesmo depois da chegada do pedido, é essencial. 

Nesse sentido, pensar em criar canais de atendimento realmente efetivos pode fortalecer muito seu e-commerce. Lembre-se que um cliente insatisfeito é, também, um possível canal de divulgação negativo para sua empresa. 

9. Faça o acompanhamento dos resultados

Uma das falhas na gestão de e-commerce é pensar somente nas ações práticas e momentâneas. Por isso, monitorar os resultados da empresa faz toda a diferença.

O monitoramento permite analisar o que funciona melhor para o seu negócio e propor melhorias eficientes. Além disso, o acompanhamento de resultados pode proporcionar a correção de diversos erros. 

10. Tenha um sistema ERP

Garantir o funcionamento de todas as atividades de um e-commerce é uma tarefa desafiadora. Por isso, um sistema de ERP pode ser muito útil. Com a automatização de atividades, as chances de erros são muito menores.

Além disso, alguns sistemas de ERP possuem funcionalidades específicas para e-commerce, como o BSeller, proporcionando diversos benefícios, como simplicidade de uso e possibilidade de aumento de lucro no seu negócio. 

Por que utilizar a tecnologia BSeller? 

Há mais de 20 anos no mercado, o BSeller é uma solução de ERP e BackOffice desenvolvida especialmente para gestão de e-commerce. 

Com o sistema BSeller, todos os módulos essenciais para a gestão de um e-commerce estão integrados. Isso significa que, em uma mesma ferramenta, você terá acesso aos módulos de ERP, WMS, SAC e TMS. 

Além de específico para operações de e-commerce e de fácil uso, BSeller é um sistema sem limite no faturamento de pedidos e de usuários.

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