Entenda o que é um ERP e conheça as principais vantagens em investir em um sistema de gestão para o seu e-commerce
Cada vez está mais comum o conceito de “transformação digital”. O cliente mudou a forma de consumir e, com isso, suas expectativas. Por isso, as empresas precisam ter respostas ágeis e precisas, a fim de proporcionar uma experiência de compra positiva. E isso torna-se ainda mais importante quando o negócio é um e-commerce.
Para isso, ter sistemas que utilizam plataformas de comunicação diferenciadas, que respondem rapidamente o cliente torna-se fundamental. Além disso, entregas no prazo e do produto certo também se tornam essenciais.
Do ponto de vista da empresa, reduzir custos, ter um estoque enxuto e informação precisa e em tempo real se tornam necessárias para uma tomada de decisão mais assertiva. Neste contexto, a tecnologia adquire um papel fundamental, os sistemas de gestão também podem contribuir e muito.
Por isso, para entender mais sobre este tema, neste artigo vamos explicar as principais vantagens em investir em um sistema de gestão para e-commerce.
O que é ERP para e-commerce?
ERP significa Enterprise Resource Planning. Na prática, é um sistema que reúne diferentes módulos, ou seja, por meio dele, o gestor e sua equipe conseguem ter acesso rápido e fácil às informações de todos os setores da empresa. Além disso, a utilização do ERP em um e-commerce permite que todos os processos sejam automatizados, o que traz melhorias na rotina de trabalho e impacta diretamente nos resultados da empresa.
Desta forma, o ERP possibilita a integração de todos os dados e processos de uma empresa em um único ambiente digital, realizando a gestão administrativa, financeira e empresarial, além de estoques e entregas.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), da mesma forma que uma loja física, uma loja virtual precisa dispor de um sistema de gestão online para fazer a gestão integrada do seu negócio, facilitando os processos de trabalho e organizando o e-commerce. Como vimos, estes processos vão desde cadastros dos produtos até as integrações logísticas, proporcionando uma experiência de compra positiva para o cliente, no final do funil.
Quais são as principais vantagens em investir em um sistema de gestão para e-commerce?
Agora que já vimos a importância de um sistema de gestão para o e-commerce, tal como o ERP, é importante conhecer os principais benefícios.
O Portal E-commerce Brasil apresenta as quatro principais vantagens:
Otimização da funcionalidade
A integração de um ERP com outros módulos, por exemplo, permite realizar uma gestão muito mais eficiente do estoque, podendo visualizar a disponibilidade em tempo real. Como exemplo podemos citar: um cliente escolheu um item em uma loja online, quando foi efetuar o pagamento, recebeu a notificação de que o produto não estava mais disponível.
Além disso, permite aos clientes visualizarem e acessarem as informações referentes ao inventário disponível e ao status do último pedido., também possibilita o rastreio das remessas a partir do número serial, contribuindo para a redução de custo das operações e otimizando a experiência de compra do cliente no seu e-commerce. Ter atualização e ter controle em tempo real do seu pedido gera uma experiência de compra mais agradável para o consumidor final.
Redução do custo do estoque
Como já sabemos, o e-commerce utiliza as informações de estoque para verificar a disponibilidade dos produtos. Porém, na prática, quem faz a gestão dos estoques é o ERP, em conjunto com outros módulos de BackOffice. Como funciona? Os módulos analisam, em sinergia, as vendas para determinar a necessidade de compra ou uma eventual promoção. Com essa maior racionalização da gestão, é uma forma de prevenção de uma possível imobilização excessiva de capital parado no estoque.
Produtividade e economia de tempo
O software ERP integrado simplifica vários processos de negócios e reduz o envolvimento de muitas pessoas nos processos. Isso significa uma possível redução de custo e processos com muito mais acuracidade. Por quê? Por exemplo, não é necessário que os colaboradores insiram dados manualmente de uma plataforma para outra, minimizando erros.
Ao invés disso, a integração ocorre automaticamente. Assim, os pedidos de vendas são automaticamente integrados ao sistema ERP.
Cliente satisfeito
Apesar do ERP, assim como os demais módulos de BackOffice, serem ferramentas que facilitam a gestão do negócio nas mais diversas áreas (tais como logística, SAC, transporte, dentre outros), eles também agregam uma outra grande vantagem para o negócio: a satisfação do cliente.
É possível aumentar o nível de satisfação do cliente com o seu e-commerce ao fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre a entrega do produto, por exemplo. E isso também vale para detalhes de disponibilidade de estoque, descrição das informações, dentre outros. Além disso, é possível programar uma notificação automática que avisa quando o produto sai para a entrega. Tudo isso impacta positivamente na experiência de compra do cliente.
Como escolher um sistema de ERP para o seu e-commerce?
É preciso atenção na hora de escolher o Sistema ERP para o e-commerce, já que é muito complicado encontrar um modelo que atenda ao mesmo tempo todas as necessidades, pois o e-commerce tem suas particularidades.
Por isso, é importante buscar por fornecedores que possuam diversas ferramentas, trabalhando de maneira integrada e que permitam customização de acordo com a necessidade de cada negócio. Ah, e que tenham muita experiência: você não vai querer deixar seu e-commerce nas mãos de uma empresa que não tenha um verdadeiro expertise, não é mesmo?
O BSeller é um dos líderes em sistemas de Backoffice e ERP. Desenvolvido há mais de 20 anos pela americanas s.a., seu sistema vem sendo utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil e de diversos segmentos: Americanas, Submarino, Shoptime, Puma, Estrela 10, O Boticário, Loja do Mecânico e outros, buscando sempre a inovação para as soluções.
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