Veja 5 dicas de gestão para aumentar as vendas do seu e-commerce

  • por BSeller
  • 28 de junho de 2022
  • 6 min. de leitura

Atitudes práticas podem facilitar a gestão e garantir o sucesso da sua loja online, confira quais são elas

O comércio eletrônico já representa 6% do varejo brasileiro, com 1,59 milhão de lojas, segundo pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, da PayPal Brasil e BigDataCorp, publicada em agosto de 2021. Mas embora seja um mercado em constante expansão e de relativamente fácil entrada, as lojas online ainda encontram dificuldade para se manterem ativas. Isso porque, embora não pareça, a gestão de um e-commerce é tão ou mais complexa do que de uma loja física.

Entre as principais dificuldades dos empreendedores de lojas online estão: tributação, logística, marketing, concorrência, fluxo de caixa e estoque, de acordo com a Pesquisa Nacional de Varejo Online, do Sebrae. Com isso podemos somar ainda a falta de planejamento e de controle de custos, que são os dois maiores motivos das lojas online decretarem falência.

A gestão de um e-commerce envolve o conhecimento de diversas áreas: administração, logística, economia, marketing e tecnologia. E muito mais do que aumentar as vendas, o domínio destes conceitos é fundamental para a própria sobrevivência do negócio.

Confira abaixo 5 dicas de gestão para seu e-commerce.

Faça um bom planejamento

Se existe algo capaz de separar o sucesso da falência de um negócio – seja ele virtual ou presencial – é o planejamento. A falta dele é uma das principais razões para o fracasso dos e-commerce, representando 27%  dos motivos que levam ao fechamento precoce de um comércio eletrônico, segundo pesquisas do Sebrae.

É por isso que preparar um plano de negócios bem detalhado é a primeira etapa de uma boa gestão do seu e-commerce. Esse planejamento vai guiar as principais decisões relacionadas ao negócio e com isso ajudar a driblar possíveis problemas de gestão.

Basicamente, um plano de negócios contém todas as principais informações sobre a atuação da empresa como: seu público alvo, concorrência, custo, tempo de implantação, retorno sobre o investimento e estratégias de diferenciação. Além de definições como o nicho e área de atuação (local ou nacional).

Tenha um bom controle financeiro

Controle financeiro é um dos conceitos básicos da boa gestão de qualquer negócio, e para o e-commerce não é diferente. Para isso é importante ter a contabilidade sempre atualizada, com registro do fluxo de caixa (todas as entradas e saídas), custos, despesas, margem de lucro e capital de giro disponível. 

Com um bom controle financeiro é possível avaliar melhor os resultados e definir estratégias. É por isso que é importante contar com um sistema ERP (linkar outro conteudo ERP quando publicar) para garantir que todas as informações financeiras estejam atualizadas e integradas com as demais áreas. 

O ERP do BSeller é um dos mais completos do mercado e com ele você consegue ter total controle e integração das vendas, estoque, compras e financeiro aos demais módulos do seu negócio: SAC, logística e transporte. Com isso, a gestão do e-commerce se torna mais fácil e assertiva.

 Fique atento ao controle de estoque

A falta de acurácia de estoque, ou seja, a apuração do que está presente no sistema de controle de mercadorias, é um dos principais erros de gestão das lojas online. Quando não há controle de estoque é possível que o consumidor compre um produto que não está mais disponível, o que acaba gerando atraso no envio, além de reclamações e devoluções.

Por isso, é fundamental garantir que o estoque esteja sempre atualizado e evitar esse tipo de problema, é possível também mantê-lo sempre abastecido com os itens de maior saída para não perder vendas. 

Garanta uma boa entrega

Garantir uma boa entrega é um dos pontos que fazem o cliente querer comprar mais vezes em seu e-commerce. É importante, não apenas oferecer frete grátis ou com valores acessíveis, mas como também prazos de entrega rápidos e a possibilidade de o consumidor acompanhar o trânsito do produto.

Ter o cuidado em garantir uma boa experiência do consumidor com a logística reversa também faz parte de uma boa gestão de um e-commerce. Oferecer um prazo maior para o cliente solicitar trocas ou devoluções – pelo Código de Defesa do Consumidor são 7 dias – também é uma forma de se diferenciar e mostrar credibilidade.

O módulo de transporte do BSeller está conectado com os principais serviços de transporte para e-commerce, através de integrações com os principais meios de envio. Além disso, o sistema também está integrado aos serviços Americanas Entrega e Americanas Marketplace com a geração automática de etiquetas e módulo de gestão de frete.

Conte com um bom sistema de ERP Integrado

Uma das formas mais eficazes de garantir uma boa gestão de seu e-commerce e consequentemente o aumento das suas vendas é contar com um bom  ERP – Enterprise Resource Planning  — ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial 

O ERP é um sistema que agrupa e automatiza todas as tarefas realizadas pelo seu e-commerce. Mas para isso é importante verificar se o ERP utilizado permite a total integração com módulos importantes para o e-commerce: gestão, SAC, logística e transporte. 

Com a unificação e centralização das informações é possível ter mais eficiência, produtividade, segurança e uma gestão mais organizada. O BSeller oferece todas as funcionalidades necessárias para o sucesso da sua loja online, pois foi desenvolvido especialmente para e-commerce

Como colocar em prática as dicas de gestão?

Percebeu como o sistema de ERP é essencial para garantir uma boa gestão e o aumento das vendas de seu e-commerce? O BSeller ajuda você a colocar em prática as cinco dicas que falamos acima: ter um bom planejamento, controle financeiro e de estoque, uma boa logística, tudo em um bom sistema de ERP Integrado.

O BSeller é uma solução completa em ERP e Backoffice utilizada pelos maiores e-commerces do Brasil de diversos segmentos: Americanas, Submarino e Shoptime, Estrela 10, Puma, O Boticário, Loja do Mecânico e etc. Com ele você consegue gerenciar de forma mais fácil as vendas realizadas em todos os seus canais digitais, tendo total controle de reserva de estoque, vinculado aos processos de saída (faturamento) e entrada (compra e recebimento por XML), que sensibilizam a visão financeira da empresa.

Quer saber mais detalhes de como o BSeller pode ajudar o seu negócio a atingir resultados maiores?

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

Artigos relacionados

Como cadastrar produtos com variações e controlar estoque de maneira inteligente e automatizada

  • por BSeller
  • 3 de maio de 2023

Cadastrar produtos com variações pode ser um desafio para os lojistas. Um produto pode ter diversos tamanhos e cores, e para que os estoques sejam sempre precisos é...

Continue lendo

Como fazer um inventário de estoque para o seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é inventário de estoque e a importância para o e-commerce. Conheça os principais tipos, como fazer o inventário e os benefícios do procedimento. Se você...

Continue lendo

Guia definitivo: como escolher o melhor emissor de nota fiscal eletrônica para seu e-commerce

  • por BSeller
  • 17 de abril de 2023

Entenda o que é um emissor de NF-e e o que o sistema deve ter para otimizar a rotina do seu e-commerce. Veja as vantagens e dicas para...

Continue lendo