Entenda como começar a vender em marketplaces, veja os primeiros passos e confira dicas para adicionar os novos canais na sua operação.
O comércio eletrônico cresceu bastante nos últimos anos, atingindo patamares antes imaginados para daqui a várias décadas. Com o consumidor cada vez mais conectado e querendo mais comodidade na hora de comprar, vender em marketplaces e estar presente em diversos canais de venda tem sido quase que obrigatório para conseguir aumentar o faturamento e número de vendas.
Já conhece os marketplaces? Eles são uma opção de melhorar os resultados da sua empresa sem precisar investir tanto esforço para conquistar novos clientes. Isso acontece porque sua marca usará o espaço de outra loja para vender. Seu produto estará disponível no site de grandes marcas e, com isso, você ganha mais visibilidade e mais chance de vender, sem precisar montar uma estrutura gigantesca para começar.
Dados do portal Ecommerce Brasil e Americanas Marketplace estimam que, em 2022, os marketplaces ajudaram 79,3% dos negócios a crescerem. Para você ter ideia, só em 2021, o e-commerce faturou mais de R$161 bilhões, grande parte tendo o marketplace como responsável.
Segundo a Abcomm, esses serviços tiveram crescimento de 68% só em 2020, impulsionados com a pandemia. Alguns players tornaram-se mais conhecidos e outros surgiram para conquistar a fatia de mercado desassistida até então.
Investir nessa modalidade de vendas traz inúmeros benefícios para sua marca: é possível aproveitar o público de uma loja consolidada no mercado, seu negócio ganha mais alcance e visibilidade, o cliente fica satisfeito por encontrar tudo o que precisa em um único lugar, não é preciso um grande investimento em marketing e é fácil para começar.
Veja a seguir algumas dicas para tirar esse plano do papel e começar a vender em diversos canais.
Escolha os novos canais conforme seu nicho
Quando falamos em vender em marketplaces, é bem fácil incluir um novo dentro da sua operação, mas é preciso ir com calma para que isso não se torne uma dor de cabeça no futuro ou até que você tenha esforços para adicionar um novo canal quando esse não é atrativo para o seu público.
O ideal é ir testando os canais aos poucos e, quando tudo já estiver funcionando bem e com bons resultados, testar o próximo. Assim, sua operação fica tranquila e continua previsível com base no que já acontece na sua empresa.
Não fique apenas dentro dos grandes marketplaces
Já que a busca aqui é por visibilidade e vendas, é muito comum procurar apenas aqueles sites famosos onde todos os seus concorrentes também querem estar. No entanto, vender em marketplaces segmentados em nichos correlacionados e até por região são uma ótima opção para começar e fugir da guerra de preço.
É importante lembrar que vender nestes canais também é uma forma de divulgar sua empresa, por isso, escolher os canais de forma estratégica é bem importante. Pense em fatores como frete, prazo de entrega, impostos do estado e disponibilidade do produto na região.
Selecione os produtos que irá vender
Muitos pensam em começar a vender em marketplaces já com todos os produtos. Isso é possível, mas também é necessário que você conheça como serão as vendas e teste a plataforma.
Já pensou em incluir todos os produtos e ter milhares de pedidos no primeiro dia que não conseguirá comportar com sua operação e a maioria chegar em atraso? Sua reputação no marketplace já não ficará entre as melhores. É importante ir aos poucos para sentir esses detalhes e adequar o que for preciso no seu processo, evitando surpresas desagradáveis.
Integre seus canais de venda
Após selecionar os marketplaces que irá vender e quais serão os produtos, é hora de cadastrar esses itens na loja parceira. É possível fazer isso manualmente, no entanto, é altamente recomendável contar com um sistema especializado para integrar os canais de venda e manter todas as informações sempre atualizadas, como preço e disponibilidade de estoque.
Com um sistema integrando todas as informações da sua empresa, é possível trabalhar de forma tranquila, sem precisar se preocupar se os detalhes de cada produto estão corretos. Ademais, essa integração também possibilita que a sua operação funcione melhor, com todos os setores do e-commerce conversando entre si.
Inicie as vendas
Com tudo configurado e pronto para operar, chegou a hora de iniciar a estratégia e ver as vendas chegando. Nessa etapa é importante estar atento a todos os anúncios e, principalmente, solucionar as dúvidas dos consumidores. Ao vender em marketplaces, muitos dão a opção do cliente falar com o lojista antes de efetuar a compra, tirando dúvidas sobre o produto ou a entrega.
De olho nas tendências
Os marketplaces fortalecem uma tendência que há muito tempo vem sendo citada em diversos lugares, o consumidor omnichannel. É muito comum ir até a loja física ver o produto, sentir a textura e qualidade para comprar depois pela internet. Outro ponto, é comprar online e retirar na loja física.
Com os novos canais o consumidor consegue comprar o que gosta nos lugares que prefere, seja por conveniência ou facilidade de pagamento, juntando vários produtos em um mesmo pedido, por exemplo.
Conte com um sistema para facilitar sua operação
Toda empresa que deseja vender em marketplaces precisa de um sistema para gerenciar as vendas e os produtos. Ter a operação integrada facilita o processo em todas as pontas, e o BSeller te ajuda a fazer isso.
O sistema conta com um backoffice completo para gerenciar não apenas sua operação em marketplaces, mas toda a jornada do seu e-commerce. Com módulos integrados, é possível efetuar a gestão da empresa como um todo (vendas, estoque e financeiro, por exemplo), cuidar da logística e transporte, além de contar com ferramentas essenciais para oferecer um bom atendimento ao seu cliente.
O BSeller é utilizado pelos maiores e-commerce do Brasil, como Loja do Mecânico, Estrela 10, Petlove, O Boticário e diversos outros. Já pensou em cuidar da sua loja com a mesma ferramenta utilizada pelos gigantes? Acesse o site e conheça a solução que irá otimizar todo o seu fluxo de trabalho e trazer melhorias para sua operação, integrando todas as áreas e canais de venda da sua empresa.